Falso! O comedão aberto, conhecido como
"cravo" preto, o sebo, mais as células mortas e as células
queratinizadas no topo do poro (ou óstios), oxidam em contato com o ar
(oxigênio), fazendo com que a porção externa se torne escurecida.
Normalmente esse comedão é mais sólido e elevado que o comedão fechado; e
se na superfície da pele ele é preto devido à oxidação, abaixo dela ele
permanece branco ou amarelado.
Dicas gerais para se evitar a formação dos comedões:
- Lavar SUAVEMENTE o rosto, (ou regiões propensas à acne) duas vezes ao dia, com sabonete de preferência líquido, e que contenha ácido salicílico.
- Caso os comedões não estejam inflamados, esfoliar SUAVEMENTE a pele (uma ou duas vezes na semana), com cosmético esfoliante prescrito pelo (a) esteticista.
- Também de modo regular, ou conforme a orientação do seu esteticista, faça a limpeza profunda da pele.
- Sempre que puder, mantenha a pele limpa para que ela possa respirar e nunca durma com maquiagem, pois a secreção de sebo, mais as células mortas e outras sujidades entopem ainda mais os folículos pilossebáceos, causando a acne.
- Use sempre produtos específicos para o seu tipo de pele, lembrando que nas peles mistas e oleosas, mais óleo ou produtos impróprios vão contribuir para mais "cravos".
- Não aperte os "cravos", esse ato sem a assepsia devida provoca inflamação; procure um profissional para fazer esse trabalho.
- Peles com tendência à acne comedônica ou comedoniana ou ainda acne grau 1, o hábito de se aplicar uma máscara de argila (verde) uma vez por semana, costuma auxiliar na prevenção dos comedões pois a argila penetra nos poros, absorve o óleo e desobstrui os poros; além de fixar (por adsorção), oligoelementos como o silício, que é um esfoliante suave, desintoxicante e regulador da produção sebácea.
- Use sempre o filtro solar, beba mais água e tenha uma alimentação saudável.
http://bemestetica.com.br/index.php/facial-a/107-o-cravo-preto-significa-sujeira-no-poro
Nenhum comentário:
Postar um comentário