domingo, 17 de agosto de 2014

ESTÉTICA CORPORAL

ACOMPANHAMENTO GESTACIONAL

A gestação é uma fase de grandes modificações na mulher, tanto físicas como psicológicas, Em que o organismo passa por mudanças em praticamente todos os sistemas.

Na área da estética e cosmetologia há muitos recursos que podem ser utilizados para ajudar a mulher a viver essa fase da vida com saúde e beleza.

Um programa de acompanhamento bem elaborado, fundamentado em conhecimentos científicos e realizado em parceria com o médico pode proporcionar à gestante uma excelente qualidade de vida, tornando-a mais saudável e ainda bonita.

ALTERAÇÕES NO CORPO DA GESTANTE
A maioria das mudanças no corpo feminino ocorre em função de alterações hormonais caracterizadas por grande elevação nos níveis de estrogênio, progesterona, beta-hcg, prolactina e uma variedade de hormônios e mediadores que alteram completamente o funcionamento do organismo.

Ocorrem ainda alterações do metabolismo proteico, lipídico e glicídico, aumento do débito cardíaco, da volemia da pressão arterial, alterações na dinâmica respiratória e no apetite.

Na verdade, são essas alterações que fornecem à mulher suporte para a sobrecarga de gerar e carregar um novo organismo.

Com relação à pele , ainda que se desconheçam os efeitos preciosos que os hormônios exercem sobre ela, acredita-se que eles sejam os responsáveis por muitas alterações cutâneas observadas durante a gravidez e que geram um grau significativo de ansiedade na futura mamãe.

O cuidado com a aparência e o corpo tem merecido cada vez mais atenção da mulher, quer por necessidade pessoal, quer por pressão do meio em que vive. A mulher grávida não foge a essa regra, necessitando de cuidados especiais com o corpo e a pele. Entretanto , quando a mulher grávida procura algum tipo de tratamento preventivo para algumas alterações, muitos médicos ainda hesitam em virtude da maioria dos medicamentos não serem indicados para o uso durante a gravidez.

Se a mulher for orientada desde o inicio da gestação a utilizar produtos cosméticos adequados para o seu tipo de pele, fotoprotetor diário e cremes hidratantes especiais , ela pode prevenir algumas alterações como acne, melasma e, segundo alguns autores, estrias.

Outra alteração na mulher grávida é o aumento considerável de água no compartimento extracelular, fato que aumenta a hidratação na pele, incluindo a camada córnea, o que diminui a absorção transdérmica de substâncias lipossolúveis. Dessa forma, os hidratantes podem e devem ser utilizados durante a gravidez.

EDMA E DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
Ainda com relação ao aumento de água no compartimento extracelular, fato decorrente das alterações hormonais, o edema periférico é uma das manifestações mais comuns e duráveis na gestante. Sua etiologia inclui a retenção de sódio e água, além de alterações circulatórias causadas pelo útero gravídico sobre a circulação da veia cava inferior. O edema provocado por retenção hídrica, principalmente nos membros inferiores, é um dos principais transtornos e desconfortos enfrentados pela gestante ao longo das 40 semanas de gravidez. A partir do segundo trimestre da gravidez, em parceria com o obstetra, o profissional de estética pode iniciar sessões de drenagem linfática manual na gestante, visando diminuir o desconforto promovido pelo edema. A principal função da drenagem linfática manual é a eliminação de líquidos, com a conseqüente diminuição do edema. Alem disso a drenagem consiste em um processo de massagem realizada em ritmo lento, com a pressão suave, o que a torna altamente relaxante.

Dessa forma , o momento da drenagem pode se transformar em um momento de relaxamento para a cliente, no qual ela vai se desvincular das pressões do dia a dia e entrar ainda mais em contato com o bebê e com seu próprio corpo. Os efeitos benéficos da drenagem linfática ultrapassam os limites da eliminação hídrica, proporcionando à cliente uma sensação de profundo bem estar. 


MASSAGEM REDUTORA

A massagem pode ser definida com uma compressão metódica e rítmica do corpo ou parte dele, para que se obtenham efeitos terapêuticos, pois, o relaxamento ativa a circulação.

A massagem exerce efeito mecânico local, decorrente da ação da pressão exercida no segmento massageado, e também uma ação reflexa, indireta, por liberação local de substâncias vaso ativas.

A massagem redutoda é vigorosa e age tanto no músculo como na gordura, pois é mais profunda. Toques mais fortes e firmes.

Esta massagem produz um aumento do músculo, tornando-o mais firme elástico, não aumenta a força muscular. Esta se desenvolve nos músculos que estão se contraindo ativamente, preferivelmente contra resistência.

A massagem abdominal causa diurese, esta diurese é acompanhada por elevada excreção de nitrogênio, fósforo inorgânico e cloreto de sódio.

Em pacientes obesos, a massagem não tem efeito sobre a obesidade generalizada ou sobre depósitos especializados de gordura, sendo ineficaz na redução de peso.

A massagem causa definido aumento na velocidade da circulação sanguínea. Como evidência, se tem a hiperemia cutânea, a elevação da temperatura da pele e, microscopicamente, um enchimento de maior número de capilares da pele em atividade.

Conclui-se que a massagem, aumenta transitoriamente o fluxo superficial de sangue e produz imediata e acentuada elevação no número de glóbulos


MASSAGEM MODELORADORA

A massagem modeladora tem como objetivo trabalhar de forma localizada as regiões do corpo onde se deseja uma redução de medidas e melhora do quadro da celulite.

Basicamente os movimentos da massagem modeladora são os mesmos da massagem relaxante, porém efetuados com mais vigor e com pressão um pouco maior.

Normalmente, utiliza-se para esta massagem um produto cosmético com princípios ativos redutores e descongestionantes.

Efeitos fisiológicos: vaso dilatação, melhora da oxigenação e nutrição tecidual, melhora do sistema linfático, estimulação da eliminação dos metabolitos.

Indicações: modelagem corporal, redução de medias, gordura localizada e HLDG. 


DRENAGEM LINFÁTICA

Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as funções essenciais do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos com objetivo de movimentar a linfa em direção aos gânglios (nos capilares linfáticos, esse líquido passa a se chamar linfa). Esta prática melhora a circulação sanguínea, por isso, é recomendada no tratamento de celulite, porque elimina líquido. Podem causar a retenção de líquidos uma dieta rica em sal e gordura, alterações hormonais, problemas circulatórios, processos inflamatórios, roupa apertada, entre outros. Assim, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de liquido que não consegue reabsorver, ocasionando a celulite.

A estagnação dos gânglios linfáticos também pode causar dor, desconforto e corpo inchado. A estimulação da circulação linfática ajuda o corpo a eliminar toxinas e auxilia na nutrição dos tecidos. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático. "A Drenagem Linfática também é ótima para cólicas menstruais, em gestantes alivia dores nas pernas e a sensação de peso, também funciona muito bem para minimizar hematomas e evitar processos fibróticos nos pós-cirúrgicos, como plásticas e lipo", recomenda. 


MASSAGEM RELAXANTE

A massagem relaxante é a mobilização dos tecidos corporais através da mão ou de objetos específicos a fim de proporcionar maior conforto, bem estar e, principalmente, relaxamento muscular, físico e mental.

A manipulação dos tecidos durante a massagem provoca reações psicológicas em todo o corpo. Não é um evento periférico. Tem efeito global com percepção sensorial. Quando tocamos um indivíduo, tocamos sua psique.

Efeito fisiológico: melhora do sistema cardiovascular (hiperemia); estimulação da eliminação dos metabólicos, melhora da oxigenação dos tecidos; melhora da nutrição dos tecidos; melhora do sistema linfático. Duração 50 a 60 minutos. 


TRATAMENTO DE CELULITE

Os tratamentos são importantes no processo de combate à celulite. Eles são fatores quem agregam melhores resultados, porém é importante a boa alimentação, práticas de exercícios, em fim, hábitos mais saudáveis. Há vários tratamentos para o combate da celulite:

Aparelhos com Corrente Elétrica

Este tipo de tratamento é por meio de um aparelho que possui eletrodos que são acoplados na pele. Estes eletrodos aplicam uma corrente elétrica na derme de forma terapêutica e tem como objetivo enrijecer e tonificar a musculatura.
As correntes elétricas são assimétricas, com baixa freqüência, baixa voltagem e pequena intensidade.

Além de proporcionar uma tonificação muscular, este tipo de tratamento melhora a circulação sanguínea, ajudando a remover gorduras localizadas, combatendo a celulite e fortalecendo os músculos. Tudo isto de forma passiva.

Este tipo de tratamento é indicado para o combate à flacidez muscular, e recomendado para a ativação do fluxo sanguíneo melhorando o sistema circulatório, conseqüentemente combatendo a celulite.

Pessoas hipertensas, portadores de marca passo, pessoas com patologias circulatórias, varizes, pacientes com problemas renais crônicos, com enfisemas pulmonares, epilepsia, entre alguns casos onde não se podem se submeter a correntes elétricas devem optar por outro tipo de tratamento.

Duração da Sessão: 30/40 minutos.

Nº de Sessões: 10 Sessões (2 - 3 por semana).

Resultado: Atenuação da celulite de graus 1 e 2 e a gordura localizada, tonificando em grau leve os músculos. 


TRATAMENTO ESPECIAL PARA TERCEIRA IDADE

O climatério é um período marcado por grandes alterações hormonais no organismo feminino. Não tem idade certa para começar, mas vai desde a fase inicial de perda das funções ovarianas até a ausência total de produção de estrogênio pelo organismo. É o período de transição entre a idade fértil e a não fértil na mulher.

A menopausa é considerada a cessação da menstruação da mulher e seu diagnóstico é determinado após 12 meses consecutivos de amenorréia (falta de menstruação).

Na maioria das mulheres, a menopausa ocorre entre aos 45 e 55 anos de idade, mas isso não é a regra.

Durante o período do climatério, a mulher sofre alguns sintomas desagradáveis que apresentam intensidades diferentes de mulher para mulher. Esses sintomas incluem calores no peito, colo e rosto, os famosos fogachos, que podem durar alguns minutos, com elevação de temperatura corpórea em até 2,5°c. Podem também ocorrer suores noturnos, diminuição de libido,diminuição da memória, envelhecimento da pele, atrofia genital e urinaria e insônia. Todos esses sintomas ocorrem pela diminuição da função do estrogênio.

Podem haver também diminuição no tamanho dos ovários, útero e trompas; alterações ósseas, que podem levar à osteoporose; incontinência urinária; diminuição do tecido mamário. Com conseqüente ptose de mamas; queda dos cabelos; aparecimento de pelos grossos no rosto, mamilos e abdome; e diminuição do colágeno, resultando em perda de tônus e elasticidade da pele; além da diminuição dos melanócitos, o que deixa a pele mais sensível à ação das radiações ultravioleta (uv).

A nossa pele é um órgão bastante reativo à ação hormonal, e o estrogênio tem grande ação indutora de renovação celular na pele. Dessa forma, cessando a atividades do estrogênio, é de esperar que a pele da mulher venha a sofrer grandes alterações, sendo o processo de envelhecimento bastante acelerado nessa fase.

O trabalho do esteticista com a cliente no climatério e terceira idade deve visar principalmente a melhora da hidratação da pele, o estímulo da renovação celular, a prevenção de discromias e a melhora da flacidez tissular e muscular. 


BANHO DE LUA

 

Consiste no clareamento dos pêlos do corpo.

Indicação: pessoas de pelos escuros ou muito escuros.

Contra-indicações: lesões no local, gestantes, pessoas alérgicas aos componentes dos produtos usados.

Técnicas de aplicações aplicar uma camada de parafina ou óleo corporal; misturar o pó descolorante com água oxigenada 20 volumes e aplicar nas regiões a serem clareadas; deixar agir por , aproximadamente 15 minutos e pedir para o cliente tomar banho para retirar o produto fazer uma esfoliação corporal e remover o excesso do esfoliante aplicar creme hidratante e ocluir com filme plástico colocar o cliente deitado e envolvê-lo com uma manta de alumínio deixar por aproximadamente 20 minutos remover o filme plástico e retirar o excesso do creme hidratante.

Freqüência do tratamento: sempre que o cliente achar necessário com intervalo de no mínimo vinte dias.







Nenhum comentário:

Postar um comentário