Os produtos que aliam beleza e nutrição – os
nutricosméticos - continuam em evidência e estão dentro dos padrões de
visão do futuro na área de nutrição
24 de julho de 2013 por Rosangela Castilho
Segundo o Relatório Euromonitor International 2010, publicado pela
revista Cosmetics & Toiletries Brasil, o mercado global de
nutricosméticos ultrapassou a cifra de US$ 4 bilhões, em 2009, e 18% de
todos os suplementos alimentares vendidos em 2010 no Japão, tinham um
posicionamento de beleza. Na Alemanha, respondem por cerca de 11% do
total de suplementos vendidos. Dados divulgados pela Euromonitor, em
março de 2011, destacam que, para crescer no segmento, as multinacionais
terão de concentrar esforços nos mercados emergentes, como o Brasil.
Segundo o IMS Healh, órgão que fiscaliza o setor no mundo, o Brasil é o
terceiro país que arranca na venda de produtos e serviços de beleza e
estética. A indústria de suplementos no país movimentou US$ 400 milhões
em 2010. Desse total, 13 milhões corresponderam aos suplementos
direcionados aos cuidados com a aparência corporal.
Nutricosméticos são compostos suplementares que combinam nutrientes
específicos para a pele, os cabelos e as unhas e que atuam também como
antioxidantes, combatendo os radicais livres, o envelhecimento da pele,
na redução da celulite além de auxiliar no emagrecimento.
Esses suplementos prescritos em forma de pílulas, líquidos ou
alimentos, normalmente incluem substâncias já utilizadas pelo corpo e
que oferecem propriedades de proteção ou regeneração. Os principais
componentes dessa classe de produtos são o betacaroteno, licopeno,
vitaminas E e C, aminoácidos essenciais, coenzima Q, ácido lipóico,
ômega 3, isoflavona, biotina e niacina, extratos botânicos, colágeno,
entre outras substâncias.
A primeira marca de nutricosméticos foi a francesa Oenobiol, criada
em 1985. O produto foi fruto do trabalho da médica e nutricionista Marie
Béjot. Atualmente, a Oenobiol também oferece opções de produtos
voltados à pele masculina.
Os nutricosméticos chegaram ao mercado brasileiro com a marca
Imedeen, do laboratório dinamarquês Ferrosan, sendo a Racco a primeira
empresa brasileira de venda direta a apostar no segmento de
nutricosméticos, com o lançamento em 2009 do Maxxi 30, formulado com
colágeno marinho, vitaminas E, C, e zinco destinados a aumentar a
tonicidade e a hidratação geral da pele e estimular a produção de
colágeno.
Os nutracêuticos e nutricosméticos são indicados principalmente ao
público feminino que devido à correria, estresse e má alimentação,
apresentam sinais fisiológicos e dermatológicos negativos provocados
pelos radicais livres. Geralmente a decisão em prescrever um determinado
nutracêutico ou nutricosmético é tomada após anamnese nutricional
clínica detalhada e avaliação da genética, histórico familiar e rotina
da paciente como conduta nutricional. A posologia e o período de
tratamento são determinados de acordo com o grau de necessidade clínica e
complexidade de cada caso. Os efeitos são mais visíveis após 90 dias de
uso, mas sem a adoção de uma rotina composta por alimentação
antioxidante equilibrada através das frutas, verduras, legumes, cereais
integrais, castanhas, óleos vegetais extra virgens e proteínas magras,
prescritas de forma personalizada pelo profissional nutricionista, e a
proteção de fatores externos como excesso de sol, fumo, álcool,
alimentos industrializados, poluição e estresse, com certeza os
resultados serão mais difíceis de serem alcançados.
Os nutricosméticos por serem produtos compostos por micronutrientes,
compostos bioativos e extratos de plantas, também podem ser prescritos
para manipulação via oral na forma de bases como o sorvete, gelatina,
sopas, bombons e shakes não somente com objetivo estético dermatológico,
mas principalmente, como coadjuvante no emagrecimento.
A nutricosmética está dentro dos padrões de visão do futuro na área
de nutrição, trabalhando o conceito de que a beleza começa de dentro
para fora através de nutrientes que poderíamos encontrar na alimentação,
mas que na correria do dia a dia, não são supridas as quantidades
necessárias destes nutrientes para fins estéticos. Por isso, antes de
adquirir um nutracêutico ou nutricosmético, consulte um médico, um
esteticista ou um nutricionista especialista no assunto, pois são
profissionais habilitados e gabaritados para indicar o melhor produto
para cada necessidade.
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