terça-feira, 10 de junho de 2014

Edema e Linfedema

Você sabe identificar quais as principais diferenças dessas duas alterações?

30 de maio de 2014 por Mariana Negrão


A grande maioria de nós, quase todos os dias, atende pelo menos uma cliente com queixa de edema.  Existem diversos tipos de edema, e nos próximos textos irei abordar esse tema tão complexo. Hoje vou abordar a diferença dessas duas alterações que é imprescindível para que o tratamento seja adequado.
Edema é definido como acúmulo de quantidades anormais de líquido nos espaços intercelulares ou nas cavidades do organismo. Possui concentrações normais de proteínas, isso é o mais importante. As causas podem ser variadas: aumento da pressão hidrostática do capilar, redução da pressão coloidosmótica do capilar, aumento da pressão coloidosmótica do interstício, redução da pressão hidrostática do interstício e aumento da permeabilidade do vaso. Se existe alguma condição que altere essa correlação de forças ou a permeabilidade vascular, pode ocorrer o edema. (Cordeiro, 1993)
A principal característica do edema é a depressão (cacifo positivo ou sinal de Godet) da região comprimida, que volta à posição original em, aproximadamente 30 segundos a 1 minuto devido sua constituição do interstício ser líquida.
O sinal do cacifo ou de Godet  realiza-se comprimindo a região edemaciada com o polegar por cerca de 10 segundos e observando-se se há formação de depressão. A profundidade da depressão pode ser comparada com escala de cruzes, variando de (+) a (++++). Para efeito de comparação, a intensidade máxima (++++) é atribuída a edemas que formam depressões maiores ou iguais a uma polpa digital.

Fonte: gesepfepar.blogspot.com
Fonte: gesepfepar.blogspot.com

O organismo responde a formação de edemas com mecanismos compensatórios como: neoformação de vasos linfáticos, formação de anastomose linfático venosa, aumento de absorção de capilar sanguíneo levando proteínas pelo aumento da pressão tissular, quando esses mecanismos são superados começa-se a visualização do edema. O tratamento varia conforme o tipo de edema, o qual abordarei no próximo texto, mas em geral a drenagem linfática acaba sendo o tratamento de escolha.
Já o linfedema é o edema de parte do corpo, que ocorre como resultado de uma insuficiência no sistema linfático por anormalidades congênitas ou adquirido (exemplo após cirurgia de mastectomia) e que leva à tumefação de tecidos moles como resultado do acúmulo de fluido intersticial com alta concentração proteica. É, portanto considerado uma patologia e seu tratamento envolve uma equipe multidisciplinar. (Guedes, 2002).

Fonte: www.angiologista.org
Fonte: www.angiologista.org

Geralmente, acomete as extremidades, em especial os membros inferiores. No início, o edema é discreto, mole e depressível à compressão, mas, com a evolução da doença, torna-se duro e não depressível. (Guedes, 2002)
Cronicamente, esse aumento do volume do membro pode acarretar deformidades significantes, invalidez e, em um grau extremo, o aspecto elefantiásico; além disso, pode malignizar-se (Guedes, 1996; Thomaz, 1997).
De tratamento complexo, o linfedema exige conhecimento aprofundado do sistema linfático, da sua fisiopatologia e evolução bem como das técnicas de reabilitação. A terapia é conhecida como terapia física complexa descongestiva e é composta por drenagem linfática manual (técnica específica para essa patologia, não sendo igual a drenagem convencional), exercícios miolinfocinéticos, enfaixamentos compressivos, terapia por pressão pneumática intermitente, tratamento das lesões de pele e prevenção de complicações em geral. O acompanhamento se dá através de uma equipe composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos, em alguns casos de deformidades por terapeutas ocupacionais também. (Perez, 2003;Borges, 2006; Foldi, 1978).

Referências
Guedes Neto HJ. Linfedemas – Classificação, Etiologia, Quadro Clínico e Tratamento não Cirúrgico. In: Brito CJ. Cirurgia Vascular. 1ª ed. Rio de Janeiro: Revinter; 2002.p.1228-35
Thomaz JB, Herdey ADC. Fundamentos da Cirurgia Vascular e Angiologia. 1ª ed. São Paulo: Fundo Editorial BYK; 1997.p.581-597.
Guedes HJ, Andrade MFC. Diagnóstico e tratamento do linfedema periférico. Cir Vasc Angiol 1996;12:6265
Camargo MC, Marx AG. Reabilitação física no câncer de mama. São Paulo: Roca; 2000
Földi M. Anatomical and physiological basis for physical therapy of lymphedema. Experientia Suppl 1978;33:15
Perez MCJ. Tratamento clínico do linfedema. In: Pitta GBB, Castro AA, Burihan E, editores. Angiologia e cirurgia vascular: guia ilustrado. Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA; 2003
Cordeiro AK, Baracat FF, editores. Linfologia. São Paulo Fundo Editorial BYK-Procienx; 1993
Guirro ECO, Guirro RRJ. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos e patologias. São Paulo: Manole; 2002


2 comentários:

  1. O Dr. James é um verdadeiro médico fitoterapeuta que me curou do HIV, que contatei em fevereiro do ano passado, fiquei tão preocupado com o vírus dentro de mim, quando fui ao hospital e tive resultado positivo, tomei remédios diferentes e ainda injetáveis Eu não estava curado, até que encontrei alguém que cortou um testemunho sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do doutor James, eu pensei que era uma mentira, mas eu despertei o interesse e contatei o Dr. James em seu e-mail, (drjamesherbalmix @ gmail.com) E contei a ele meu problema e ele me fez algumas perguntas e eu respondi então ele disse que eu não deveria me preocupar se ele iria me ajudar e curar meu HIV. Fiquei tão feliz.2 dias depois ele me mandou o cura através do serviço de correio da DHL, comecei a usar o remédio de manhã e à noite como ele me receitou por 3 semanas, enquanto fazia meu check-up mensal, fui testado HIV negativo. Fiquei muito feliz e feliz por estar livre do HIV. estou compartilhando este testemunho porque sei como era difícil para mim dormir e pensar todos os dias. Por ser HIV positivo, quase morri, mas esse grande homem, o Dr. James, restaurou minha saúde. Eu sei que ainda existem pessoas por aqui com HIV positivo ou qualquer tipo de doença como doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colo-retal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia, doença de Dupuytren, diabetes , Doença cardíaca, doença de Creutzfeldt – Jakob, Angiopatia Amiloide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Fluoroquinolona ToxicidadeSíndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgresS esclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Alzheimer, Carcinoma copstical Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Dementia.Lupus.
    , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose Múltipla, Hipertensão, Câncer Colo_Retal, Doença de Lyme, Câncer de Sangue, Câncer Cerebral, Câncer De Mama, Câncer De Pulmão, Câncer De Rim, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório Hepático, Diabetes, Fibróide, Entre em contato com o Dr. James no e-mail dele e tenha suas doenças curadas.drjamesherbalmix@gmail.com WhatsApp +2348152855846.

    ResponderExcluir
  2. O Dr. James é um verdadeiro médico fitoterapeuta que me curou do HIV, que contatei em fevereiro do ano passado, fiquei tão preocupado com o vírus dentro de mim, quando fui ao hospital e tive resultado positivo, tomei remédios diferentes e ainda injetáveis Eu não estava curado, até que encontrei alguém que cortou um testemunho sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do doutor James, eu pensei que era uma mentira, mas eu despertei o interesse e contatei o Dr. James em seu e-mail, (drjamesherbalmix @ gmail.com) E contei a ele meu problema e ele me fez algumas perguntas e eu respondi então ele disse que eu não deveria me preocupar se ele iria me ajudar e curar meu HIV. Fiquei tão feliz.2 dias depois ele me mandou o cura através do serviço de correio da DHL, comecei a usar o remédio de manhã e à noite como ele me receitou por 3 semanas, enquanto fazia meu check-up mensal, fui testado HIV negativo. Fiquei muito feliz e feliz por estar livre do HIV. estou compartilhando este testemunho porque sei como era difícil para mim dormir e pensar todos os dias. Por ser HIV positivo, quase morri, mas esse grande homem, o Dr. James, restaurou minha saúde. Eu sei que ainda existem pessoas por aqui com HIV positivo ou qualquer tipo de doença como doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colo-retal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia, doença de Dupuytren, diabetes , Doença cardíaca, doença de Creutzfeldt – Jakob, Angiopatia Amiloide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Fluoroquinolona ToxicidadeSíndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgresS esclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Alzheimer, Carcinoma copstical Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Dementia.Lupus.
    , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose Múltipla, Hipertensão, Câncer Colo_Retal, Doença de Lyme, Câncer de Sangue, Câncer Cerebral, Câncer De Mama, Câncer De Pulmão, Câncer De Rim, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório Hepático, Diabetes, Fibróide, Entre em contato com o Dr. James no e-mail dele e tenha suas doenças curadas.drjamesherbalmix@gmail.com WhatsApp +2348152855846.

    ResponderExcluir